Neste artigo, vamos falar sobre as maiores dificuldades de aprender o idioma japonês. Saber disso pode nos ajudar a enfrentar essa dificuldade, então não tente olhar para as dificuldades e pensar em desistir. Aprender japonês pode ser um grande desafio, mas é bem divertido e satisfatório.
Clicando no título de algumas das dificuldades, você será redirecionado para um artigo especial sobre o assunto.
Índice de Conteúdo
1 - Outro idioma
Aqueles que pensam que aprender um novo idioma é simplesmente aprender como dizer uma determinada palavra portuguesa em japonês esta completamente enganado. O Idioma japonês tem um vocabulário totalmente diferente. Existem palavras que só existe no japonês e palavras que existe apenas no português. Algumas expressões japonesas podem não fazer sentido para quem esta estudando o idioma, em algumas ocasiões você realmente vai ter dificuldade em entender algumas expressões.

2 - Kanji
Acho que todos que pensam em aprender o idioma japonês, conhece os ideogramas chineses presentes no idioma, ele são uma das maiores dificuldades.
Você tem que aprender pelo menos 1.000 kanji para ser capaz de conseguir uma certa fluência, ou 2.000 para ser capaz de ler qualquer coisa no idioma, porém o total dos kanji am dos 4.000.
Alem da enorme quantidade de ideogramas e traços, um Kanji costuma ter várias pronuncias. Fora isso, ainda existem muitos kanji que são parecidos um com outros, dificultando ainda mais os estudos.

3 - Palavras pequenas
O japonês tem apenas 106 silabas, então muitas palavras costumam ser apenas 1 silaba, isso pode acabar confundindo os estudantes sem experiencia.
Palavras como 目(me, olhos), 手 (te, mão), 愛 (ai, amor) 名 (na, nome) pode acabar se misturando com outras silabas e você pode pensar que está ouvindo outra palavra.
4 - Palavras iguais
O Japonês possui muitas palavras com a mesma pronuncia mas significados diferentes. Isso pode deixar você um pouco maluco, caso não tenha prestado atenção no contexto.
Palavras como "Kami" podem significa Deus, Cabelo ou papel. Existem pronuncias que podem significar até 50 palavras diferentes.

5 - Velocidade da conversa
Alem das palavras serem parecidas, os japoneses falam muito rápido. Para você entender e falar japonês na velocidade padrão é um grande desafio.
Tentando ler um texto em japonês e um texto em português, você vai demorar bastante no japonês, porque não consegue ler na velocidade correta.
O Japonês realmente tem mais palavras que o português em uma frase, às vezes você vai ouvir milhares de anata e watashi em um texto.
6 - Gramatica
Por mas que a gramatica japonesa seja simples comparado com português, ela não deixa de ser difícil. Você terá que gravar as partículas e saber em quais ocasiões usá-la.
Se deparar com milhares de peculiaridades. Realmente a gramatica japonesa é muito simples, porém diferente do português, isso pode causar uma boa dificuldade no começo.
As ordens das palavras, finalização das frases, o fato de não existir gêneros, plural e futuro, tudo isso pode dificultar o entendimento do idioma.

7 - Keigo - Formalidade
O Japonês é um idioma educado e polido. Alem do idioma padrão falado, existe formas educadas e polidas para falar com certos tipos de pessoas, conhecido como Keigo.
Ele é usado para conversar de maneira formal com pessoas de níveis diferentes. Ele usa um vocabulário, estruturas e expressões gramaticas totalmente diferentes. É como um brasileiro intelectual que fala palavras complicadas que não entendemos.
8 - Dialetos
Mesmo você aprendendo o idioma japonês padrão, os dialetos podem se tornar um incômodo em certas regiões do Japão. O país é dividido em 47 estados, cada um com seu dialeto ou sotaque diferenciado. O Problema é que esses dialetos podem mudar muitas palavras e gramaticas do idioma, se tornando difícil de entender uma conversa.
9 - Contagens numéricas
Outro desafio que pode ser enfreado, é na hora de aprender os números. É fácil aprender a contar de 1 ate 1.000. porém os japoneses usam uma forma de contagem para cada objeto ou coisa.
Eles usam um sufixo apos o numero para indicar que estão contando algo, além de mudar a pronuncia de alguns números. Exemplos: 五匹の猫 (gohiki no neko - 5 gatos) 二人 (futari - 2 pessoas).

10 - Palavras com mesmo significado
O Japonês tem muitas palavras com mesmo significado, que podem ser ou não usadas em determinadas situações. Por exemplo, há diversas formas de falar "eu" e outros pronomes.
Existe a versão americanizada de algumas palavras, como leite: ミルク (Miruku) ou 牛乳 (Gyūnyū) e diversas outras palavras que podem ter o mesmo significado e pronuncias diferentes, principalmente palavras em kanji, algumas costuma ter sua leitura abreviada em apenas uma silaba.
Conclusão
Não importa as dificuldades a seguir, aprender japonês é algo muito satisfatório e divertido, se feito da maneira correta. Caso você tenha dificuldades ao estudar, nosso site compromete em ajudar você com artigos sobre o idioma japonês e sobre o Japão. Cabe a você colocar em pratica, se dedicar a algum método de estudo, e nunca desistir!