Pretende viajar ao Japão mas não conhece muito bem sua cultura e costumes? Neste artigo, vamos compartilhar 15 coisas que você precisa saber antes de viajar ao Japão.
Essas dicas vão ajudar você a se comportar na terra do sol nascente e não cometer algum erro comum que os turistas acabam fazendo neste país exótico.
Índice de Conteúdo
O respeito e educação no Japão
1) Curvar-se é nada menos do que uma forma de arte no Japão. O respeito é ensinado pelos pais desde a infância. Para os turistas, uma inclinação simples da cabeça ou uma tentativa de um arco já basta para cumprimentar alguém. Não é comum fazer apertos de mão e abraços, então tenha cuidado com a maneira que pretende cumprimentar alguém.
2) Além de curvar-se, dirigir-se a alguém corretamente é fundamental. Os japoneses usam o sufixo “san” no final do nome das pessoas para mostrar respeito, como se fosse uma espécie de senhor. Nunca esqueça de usar esses honoríficos de tratamento, lembrando que no Japão usamos o sobrenome da pessoa quando não temos intimidade.

3 ) Existem regras de etiquetas como não atender o celular em transportes públicos como trens e ônibus ou pedir desculpas ao esbarrar ou ar no meio das pessoas. Lembre-se de não assoar o nariz em público nem comer no transito.
4) O mais importante é lembrar de tirar os sapatos ao entrar nas casas, hotéis e alguns lugares públicos. Na maioria das vezes você encontra um calçado próprio para ar esses lugares que geralmente são piso de tatamis.
5) Máscaras esterilizadas, como as que você vê na sala de emergência, são comumente utilizadas pelos japoneses para proteger outras pessoas de seus germes. Caso pegue alguma gripe, não deixe de usar essas máscaras.

O Japão costuma viver de forma coletiva, ao contrario do ocidente que é bastante individualista. O respeito e preocupação com os outros torna o país organizado, seguro e limpo.
COISAS RELACIONADOS à ALIMENTAçÃO
6) Se você estiver em um jantar e receber bebidas, aguarde antes de beber. Todo mundo vai ser servido, e alguém vai assumir a liderança, fazer um discurso, levantar sua bebida, e gritar “Kampai!” (Saúde). Além disso, você receberá um pequeno pano molhado na maioria dos restaurantes japoneses. Use-o para limpar as mãos antes de comer, e depois cuidadosamente, dobre-o e coloque-o sobre a mesa. Não o utilize como um guardanapo, ou para limpar qualquer parte do seu rosto.
7) Fazer barulhos enquanto come uma sopa de macarrão não é falta de educação, é sinal de que você está gostando da comida e que ela é muito saborosa. Pouco antes de começar a comer, seja um jantar ou uma amostra em um supermercado, é educado dizer “itadakimasu” (eu receberei).

8) Dependendo do restaurante que você escolher, você pode ser obrigado a usar os famosos pauzinhos japoneses, conhecidos como Hashi. Se por algum motivo você não é muito adepto dos pauzinhos, tente aprender antes de ar pela imigração. Pratique bastante antes de viajar que você consegue.
Esteja ciente que no Japão você não vai comer apenas sushi, existem milhares de alimentos que fazem a culinária japonesa ser uma das mais ricas do mundo. No Japão você come muito arroz, massas, macarrão, doces e alimentos que você está acostumado, de origem estrangeira como pizza e sanduíches. A única coisa que você não vai encontrar com facilidade é feijão.
SOCIALIZANDO COM JAPONESES
9) Não se dá gorjeta em nenhuma situação no Japão, como por exemplo táxis, restaurantes e hotéis. Alguns consideram receber gorjeta um insulto, os serviços que você pediu estão cobertos pelo preço determinado e não precisa dar nenhum agrado a ninguém.

10) O Japão é famoso pelas suas aguas termais, existem casas de banho público espalhadas por todo país, só esteja ciente que você vai precisar nu nas termas que são separadas por sexo. Ao contrário das culturas ocidentais, o banho japonês é feito após você se lavar e se enxaguar.
11 ) Japoneses geralmente acreditam que qualquer turista fala inglês. Grupos escolares ou até mesmo pessoas sozinhas na rua irão te cumprimentar em inglês e perguntarão de onde você é. Muitos japoneses vão insistir em usar a sua capacidade de falar Inglês, no entanto, o domínio do idioma é geralmente limitado para conversar com os estrangeiros.
12 ) A taxa de criminalidade no Japão é muito baixa. É relativamente comum ver executivos dormindo em um banco da praça para esperar o próximo trem ou crianças pequenas caminhando sozinhas para a escola. Isso significa que você não precisa ter medo de andar com coisas valiosas ou dinheiro na rua.

No Japão você encontra máquinas de vendas automáticas espalhadas por toda parte. Sede você nunca vai ar no Japão.
DICAS PARA APROVEITAR A VIAGEM
13) Não se esqueça de comprar o JR caso pretenda viajar em diversas cidades distantes usando trens. Com esse e você pode locomover de forma ilimitada por uma quantidade de dias pagando apenas um valor que pode sair muito mais barato que comprar agens individuais.
14) Não se esqueça de visitar uma das lojas de 100 ienes que estão espalhadas por todo Japão. Nessas lojas você pode encontrar absolutamente de tudo por apenas 100 ienes. Você provavelmente vai encher uma mala apenas de coisas compradas nessas lojas maravilhosas. Uma das mais famosas se chama Daiso.

15) Tenha sempre o aplicativo do Google Maps em suas mãos, ele vai ajudar você a encontrar lugares incríveis, pegar trens e informar se alguns lugares estão abertos ou fechados. Prepare-se bem para sua viagem, imprevistos podem acontecer.