Em raras ocasiões você pode ter nascido no Japão e outro país que não permite dupla nacionalidade, se naturalizou ou conseguiu a cidadania estrangeira, mas deseja morar no Brasil ou estudar lá? Nesse artigo vamos mostrar essa possibilidade.
Pode ser que você também seja um estrangeiro que seja fluente em português e deseja tentar uma carreira no Brasil. Apesar de ser um país aberto a estrangeiros, vistos também são necessários para permanência no Brasil.
Alguns pensam que o Brasil é um país sem lei onde todos os estrangeiros entram, mas na verdade o Brasil tem as mesmas regras parecidas com o do visto japonês. Na verdade o visto brasileiro dificulta a entrada de japoneses no Brasil, vice e versa.
Índice de Conteúdo
Vale a Pena Estudar no Brasil?
Apesar de ser um país bastante criticado pelos próprios brasileiros pela sua falta de estrutura e insegurança, muitos estrangeiros são apaixonados pelo Brasil, sua cultura e pelos Brasileiros calorosos em sua grande maioria.
Isso sem falar que o custo de vida no Brasil é baixo para a maioria dos estrangeiros, tornando-se uma viagem mais barata. O clima tropical também atrai estudantes estrangeiros.
Aqueles que procuram segurança podem escolher regiões como Sul e Sudeste, seu clima também pode ser mais confortável para aqueles que não estão acostumados com calor. Eu pessoalmente recomendo Curitiba.
Existem programas para estrangeiros fazerem intercâmbios como o Programa de Estudante Convênio (PEC-PG) e outros sistemas como por vagas de cortesia diplomática. Nos últimos 10 anos os estudantes estrangeiros aumentaram mais de 100%.

Visto de Estudante no Brasil
O Visto de Estudante chamado também de (Visto Temporário IV/VITEM IV) pode ser concedido para estadas de até 365 dias no Brasil, para estudantes aceitos ou matriculados em cursos de graduação ou de pós-graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) no Brasil.
Existem diferentes vistos e situações para aqueles que pretendem realizar no Brasil um curso regular, estágio, intercâmbio ou pesquisa. Outras dúvidas podem ser tiradas diretamente com Ministério das Relações Exteriores e da Polícia Federal.
Para cidadãos de países que possuem acordos internacionais com o Brasil pode ser dispensada a necessidade de visto para entrar no país. Para alguns cidadãos estrangeiros, é permitido ficar no Brasil até 90 dias sem necessidade de visto, bastando apenas o carimbo de entrada concedido pela Polícia Federal.
O detentor desse tipo de visto também poderá desempenhar atividade remunerada, compatível com a carga horária de estudo. Também é possível prorrogar a estadia do imigrante portador do visto. Isso pode ser realizado com ajuda da Universidade e Consulado.
Documentações para o visto de estudante no Brasil
A documentação necessária para os estrangeiros pedirem o visto brasileiro vai depender do país de origem do aplicante. Consulte o site ou Posto com serviço consular mais próximo de seu país para saber quais são os requisitos em seu país.
Em geral, a documentação solicitada inclui, no mínimo:
- Formulário preenchido e assinado em duas vias;
- aporte;
- Declaração da Instituição de Ensino brasileira atestando que o interessado foi aceito ou está matriculado no curso pretendido;
- Termo de Responsabilidade Financeira emitido pelo órgão responsável, quando bolsista, ou pela pessoa responsável pelo estudante;
- Atestado de bons antecedentes;
- Comprovante de meio de transporte de entrada e saída do território nacional;
- Autorização dos pais, se menor de idade;

Quer tirar o visto de estudante Brasileiro?
Eu escrevi esse artigo bem básico para deixar claro que, se você realmente quer saber todas as modalidades de vistos de estudante ou outros vistos brasileiros, pegue informação diretamente com consular brasileiro de seu país ou alguma Universidade.
Casa país tem diferentes regras, então é inviável eu escrever um artigo falando detalhadamente sobre o processo de visto Brasileiro. De qualquer forma, não deixe de ar os sites da itamaraty.gov.br