É necessário saber inglês no Japão? Qual a utilidade de falar inglês? Os japoneses falam inglês? Apesar de alguns não gostarem, o inglês é um idioma necessário em qualquer parte do planeta, até mesmo no Japão. Neste artigo, vamos ver a importância de saber inglês no Japão, seja para morar ou ear.
A maioria dos japoneses não falam inglês e muitos que falam possuem um sotaque estranho. Alguns pensam que por isso o inglês não é tão útil, mas a maioria dos japoneses tentam e puxam saco do idioma inglês.

Observe o seguinte diálogo:
Fulano de tal: “Ou amigo! Eu quero ir é pro Japão! Não seria melhor aprender japonês?”
Brasileiro no Japão: Com certeza é sim! É muito melhor aprender japonês!
Fulano de tal: Você já sabe japonês?
Brasileiro no Japão: Eu não, só o básico.
Convenhamos, embora seja possível aprender o básico do idioma japonês em 3 meses. Você não vai aprender o suficiente para ter uma conversa e criar uma amizade enquanto estiver no Japão. E se você inventar de usar o google tradutor em uma conversa, vai ar por muitas situações bizarras.
O tradutor Google pode te salvar para traduzir algumas palavras sim. Mas traduzir frases completas simplesmente não funciona. É aí que entra o inglês. Mesmo que você não saiba nada de inglês, ele vai acabar fazendo parte de sua estadia no Japão uma hora ou outra.
Recomendamos ler também os artigos abaixo:
Como o inglês influencia os japoneses?
Índice de Conteúdo
Por que devo saber inglês no Japão?
Vai ser super útil quando estiver no avião ou em um aeroporto. Os mapas, as placas e a maioria do menu dos restaurantes tem tanto em japonês como inglês. E aí vai uma opinião que pode gerar polêmica... eu sinto que os funcionários tratam a gente melhor e conversam mais se a gente fala em inglês. Agora por quê?
“Não sei, só sei que foi assim.” – Chicó, filósofo nordestino.
E aí entra também a questão dos Gaijin Hunters, que são japoneses caçadores de amigos estrangeiros que nos usam para treinar inglês e tirar fotos juntos!
“Amigos interesseiros? Sai fora!” Talvez você pense, mas os Gaijin Hunters são mais abertos a conversar com estrangeiros, e gostam de ajudar também. Eu lembro que uma vez eu estava perdido em Kyoto, encontrei um grupo de jovens japoneses sentados na calçada e pedi informações usando o típico inglês brasileiro. (Improvisation e enrolation)

Os rapazes foram bem legais, não só me disseram para onde ir, como me levaram até o ponto de ônibus (que ficava a 30 metros de onde eles estavam), ficaram esperando o ônibus comigo e ainda me deram tchauzinho enquanto eu estava indo embora.
Talvez eles eram Gaijin Hunters, talvez não. Talvez eu seja preconceituoso e julgue precipitadamente as pessoas. Só Deus sabe.
Lista de benefícios de saber inglês no Japão
Mesmo que você tenha um nível avançado de japonês, o inglês pode ser útil já que muitas vezes você pode não conseguir ler os inúmeros ideogramas ou entender determinado texto ou aviso. São inúmeros benefícios e eu irei lista-los abaixo:
- Usar o Google tradutor com mais facilidade;
- Conversar com os japoneses que só querem falar inglês;
- Ler placas, informações e panfletos em inglês;
- Inglês é mais fácil que japonês;
- Muitos filmes do Cinema são dublados em inglês e legendados em japonês;
- Ajuda você a encontrar empregos no Japão;
- O Inglês é mais fácil de ler.
Esses são apenas alguns dos benefícios de saber inglês no Japão. Conhece outros? Esperamos que você deixe nos comentários e compartilhe com os amigos. Recomendamos ar nosso site aprender palavras para estudar inglês.
Lembrando que a dica deste artigo está no nosso livro "Se dando bem no Japão" escrito pelo meu amigo Roberto Pedraça. Você pode baixar esse livro gratuitamente cadastrando seu e-mail no campo que encontra no começo de todos os artigos.
Para finalizar vou deixar abaixo alguns livros e cursos de inglês caso você tenha interesse em aprender esse idioma obrigatório no mundo inteiro: