J-Pop é o nome dado as músicas pop japonesas, enquanto o K-Pop é o nome dado as músicas pop coreanas. Quais as diferenças entre essas músicas asiáticas? Por que o K-Pop faz mais sucesso no ocidente?
Essas duas categorias são dois universos completamente diferentes, desde seu gênero, estilo, marketing e ibilidade. Nesse artigo vamos ver um pouco sobre essas categoria de músicas populares.
Índice de Conteúdo
Origem e curiosidades do K-pop
A história da música popular coreana pode ser traçada em torno de 1885, quando um missionário estadunidense, Henry Appenzeller, começou a ensinar canções folclóricas estadunidenses e britânicas em uma escola.
No começo do século 20 o Japão teve grande influência na criação das músicas populares da Coreia. Entre 1940 e 1960 a cultura ocidental teve influência na Coreia do Sul. Logo em 1970 a Coreia teve influência do Hippie e Folk.
Em 1980 as baladas tiveram forte influência tanto na música como no estilo. Foi apenas na década de 1990 que o K-Pop moderno começou a ser desenvolvido com influência do rap, rock e techno.

O K-Pop atualmente abrange pop, rock, jazz, hip hop, R&B, reggae, folk, country e suas raízes tradicionais. O K-pop primeiro dominou o Leste da Ásia no final do século, depois disseminou no mundo através da internet.
A indústria de música coreana crescia lentamente movimentando menos de 500.000 dólares por ano. Apenas com a popularização da mídia, dramas e Bandas virais, a Coreia foi capaz de faturar mais de 2 bilhões por ano.
Com um mercado interno muito pequeno, a Coreia não via outra opção além de focar no ocidente. Todas as bandas que surgiam, sempre focavam na conquista do povo ocidental, com a ajuda de diversas mídias.
O K-Pop diversifica muito seu o. Algumas bandas cantam músicas totalmente em inglês, já vi bandas coreanas cantarem músicas totalmente em japonês, chinês e até misturar idiomas.
Origem e curiosidades do J-Pop
Apesar das músicas japonesas não serem tão populares no Ocidente, o Japão é o segundo maior mercado de música do mundo, perdendo apenas para os EUA. O J-Pop tem uma grande parte nessa história.
A música popular japonesa entrou no mainstream na década de 1990, se inspirando na cultura tradicional e nas músicas populares e rock dos anos 60 de artistas como Beatles e Beach Boys.
Antes do J-Pop as músicas japonesas entre 1920 e 1980 eram referidas como kayoukyoku. A história do J-pop reintroduziu vários instrumentos musicais, anteriormente utilizados apenas para tocar música clássica, assim como fez o Jazz.

O J-Pop é muito introduzido em animes, lojas, comerciais, filmes, programas de radío, televisão e até vídeo games. Muitas músicas J-Pop são feitas inicialmente para servir de encerramentos e aberturas de animes.
Antes de tentar definir o J-Pop como apenas mais um estilo musical, devemos lembrar que o mercado no Japão é super enorme. Há absolutamente de tudo na música japonesa, não apenas o que faz sucesso.
No J-Pop encontramos músicas ocidentalizadas, música do tipo K-pop, conceito fofo, conceito de garota apaixonada, hip-hop, balada, rock, metal, Vocaloid, vibrações dos anos 80/90, Visual Kei, etc.
As músicas japonesas que geralmente alcançam o Ocidente são aquelas OST de animes, dramas, filmes ou aquelas bandas modinhas ou que impactam os ocidentais como BabyMetal, AKB48 e Kyary Pamyu Pamyu.
Diferenças entre o J-Pop e o K-Pop
O estilo musical J-Pop é fruto da cultura pop do Japão, com uma grande influência do Beatles e Beach Boys. Já o K-Pop teve influência de artísticas americanos como Backstreet Boys a Britney Spears.
Geralmente os estrangeiros tem uma visão errada de K-Pop, acreditando que trata-se apenas dos ídolos e não apreciando a música. Na verdade, muitas das próprias fãs de K-Pop se interessam mais nos ídolos e nas danças que na própria música em si.
Já o J-pop, tem mais influências do que o K-pop em relação a música. Seus fãs estrangeiros variam de 18 a 60 anos e são influenciados por décadas. K-Pop causa muita a impressão de Boy Bands ageiras.

Os japoneses gostam de retratar as garotas do J-Pop como crianças kawaii fazendo coisas estranhas e lascivas, enquanto o K-Pop apela para uma sensualidade mais adulta.
Uma das coisas que chama bastante minha atenção no J-Pop é a mistura de instrumentos tradicionais japoneses com estilo ocidental. São diversos instrumentos incomuns presentes nas músicas japonesas, até mesmo um pouco de música clássica.
As bandas de K-Pop e J-Pop mais populares
Quais os cantores, bandas ou grupos de K-Pop e J-Pop mais populares do mundo? De acordo com uma pesquisa ocidental com mais de 100.000 votos, podemos apresentar os seguintes resultados:
Bandas e Cantores J-Pop Populares
- Babymetal;
- Perfume;
- Scandal;
- Yui;
- Kyary Pamyu Pamyu;
- C-ute;
- Morning Musume;
- AAA;
- Sakura Gakuin;
- Arashi;
- One OK Rock;
- AKB48;
- E-Girls;
- Miwa;
- Ikimono-Gakari;
- Ayumi Hamasaki;
- Muto Ayami;
- Exile;
- Nogizaka46;
- Hikaru Utada;
Como apreciador de músicas japonesas, tenho que dizer que não costumo ouvir nenhuma das bandas e cantores da lista acima. Apesar de conhecer e gostar de algumas músicas individuais de alguns.

Bandas e Cantores K-Pop Populares
Enquanto 100.000 pessoas votaram nas bandas de J-Pop, no ranking abaixo temos mais de 2 milhões de votos. Isso mostra a diferença da popularidade entre J-Pop e K-Pop no ocidente.
- Bangtan Boys (BTS);
- EXO;
- BIGBANG;
- Super Junior;
- SHINee
- Got7
- Girls'Generation
- 2NE1
- Infinite
- f(x)
- BLACKPINK
- Red Velvet
- Seventeen
- Twince
- 2PM
- TVXQ
- VIXX
- iKon
- Highlight;
- Apink;
Por que o K-Pop faz mais sucesso no ocidente que o J-pop?
A resposta é meio óbvia, a Coreia é bem menor comparada ao Japão. Isso indica que os cantores precisam investir mais no mercado externo que no interno. Fazendo com que as músicas sejam mais direcionadas aos estrangeiros.
O mercado japonês é muito desenvolvido em comparação com o mercado coreano. O J-pop não tem uma forte motivação para explorar o mercado externo, enquanto o Kpop obrigatoriamente precisa.
Sem mencionar que o K-Pop tem raízes americanas e faz um apelo mais sexual, enquanto o J-Pop foca na fofura e na cultura japonesa. Se não fosse o apelo sexual, as danças e aparência dos cantores, possivelmente o K-Pop não seria tão popular.

As japonesas têm problemas com as pernas e a altura. Suas pernas tendem a não ser tão retas e não são tão altas quanto as coreanas. Isso faz com que as japonesas foquem mais em coisas Kawaii que na sensualidade, atraindo menos o ocidente.
O K-Pop tem uma marcante presença de Rock, Hip-Hop, Jazz, R&B, Blue e soul. Enquanto o J-Pop se prende um pouco aos estilos únicos que misturam toques instrumentais, clássicos, originais e mais melosos.
Os coreanos tem caractéristicas faciais e estruturais que permitem mais vantagens ao fazer cirurgia plástica. Isso faz com que eles sejam mais industriais e homogêneos para chamar atenção dos fás.
Apesar de alguns acharem o K-Pop estranho, o J-Pop também tem muitas coisas estranhas aos olhos ocidentais. Desde seu visual, conceito, histórias e ideias, tudo soa estranho para os estrangeiros.

Ao ir pro exterior, o K-Pop geralmente faz colaboração com cantores e artistas locais, aumentando muito sua base de fans, enquanto o J-Pop geralmente ao ir pro exterior, participa de eventos específicos relacionados ao Japão. Não da para aumentar sua base de fãs, quando eles já são seus fãs.
A indústria de entretenimento japonesa é extremamente rígida e louca para remover vídeos, músicas, sites e qualquer coisa relacionada ao conteúdo que não foi autorizado por eles, dificultando sua expansão e compartilhamento. Existe músicas J-Pop que talvez nunca poderemos ouvir.
Vale a pena o J-Pop Focar no Ocidente?
A razão pela qual o K-pop é mais popular no ocidente que o J-pop não é porque "é melhor". Pensar dessa maneira é absolutamente errado, porque o mercado de música no Japão é enorme.
Se você acha que J-pop são apenas grupos como AKB48, deixe-me dizer que você está errado. A indústria de música do Japão é enorme e movimenta 3 bilhões de dólares por ano apenas com seu foco interno.
A alguns anos, apenas uma banda japonesa era capaz de movimentar mais dinheiro que todo mercado de K-Pop. Infelizmente esse quadro inverteu, já que a Coreia conseguiu um Boom no Ocidente, entrando nos bilhões.

Isso mostra a importância de conquistar um mercado desconhecido. Se o Japão pensa-se mais no ocidente, com certeza seus lucros poderiam ser bem maiores e suas músicas bem mais famosas.
Na verdade, a música japonesa é muito diversificada. Existem infinitos estilos musicais desconhecidos e não populares no Japão, que se fossem devidamente divulgados no ocidente, faria um boom enorme.
O que você acha do J-Pop e do K-Pop? Qual prefere? O que você acha que precisa ser feito? Se gostou do artigo, compartilhe e deixe seus comentários. Obrigado e até a próxima! Não deixe de se inscrever!