Os desastres naturais que acontecem no Japão, na Ásia e em todo mundo poderiam ser bem menores se o ser humano não destruíssem a terra. Ao longo da história da humanidade os governos tentam fazer acordos para acabar com o aquecimento global e outros problemas naturais, um deles é o famoso protocolo de Kyoto ou tratado de Kyoto.
O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional que o objetivo fazer países desenvolvidos assumirem o compromisso de reduzir gases que agravam o efeito estufa, para diminuir os impactos causados do aquecimento global. Também são realizadas discussões para estabelecer metas e projetos que não prejudicam o Planeta.
Tudo começou com conferencias para discutir o meio ambiente em Toronto no ano de 1988, mas foi apenas em 1997 em outra conferencia realizada em Kyoto no Japão, que foi proposto esse protocolo que recebeu o nome de Protocolo de Kyoto, mas as coisas não são fáceis para burocracia mundial.

Índice de Conteúdo
Quem assinou o Protocolo de Kyoto?
Eram necessários que 55 países responsáveis por 55% da poluição mundial assinasse esse tratado. Infelizmente o EUA não aceitou o acordo, afirmando que esse protocolo poderia ameaçar a economia americana. O protocolo de Kyoto só entrou em vigor no dia 16 de fevereiro do ano de 2005, logo depois da Rússia ter entrado no acordo em Novembro de 2004.
Praticamente a maioria dos países ratificaram ou am o protocolo de Kyoto. Para aqueles que desconhecem a diferença de e retificar, quando um país assina um tratado ele compromete em cumprir o acordo, se ele ratificar ele está afirmando que o legislativo do país é condizente com as exigências do acordo.
Até o final de 2009 a maioria dos países ratificaram o protocolo de Kyoto, tanto o Japão como o Brasil e a maioria dos países só conseguiram ratificar sua em 2002. Os países eram divididos em 2 grupos com diferentes obrigações chamadas de Anexo 1 (países desenvolvidos) e não Anexo 1 (países em desenvolvimento).

O que envolvia o Protocolo de Kyoto?
Cada país tinha uma obrigação diferente, mas tudo se resume em diminuir ao menos 5% dos poluentes por meio de reformas nos setores de energia e transporte, usando fontes de energias alternativas e sustentáveis, eliminando mecanismos inapropriados, limitando a emissão de metano e outros gases e protegendo a floresta e meio ambiente.
Para que os países desenvolvidos cumprissem o que foi imposto no Protocolo, eles teriam que diminuir de forma drástica as emissões, o que prejudicaria o crescimento econômico, foi por isso que o presidente George W. Bush, recusou-se a o tratado, e também chamou o tratado de injusto pelo fato de países em desenvolvimento não terem tantas exigências.
O tratado se expirava no ano de 2012, mas logo foi prologando para o ano de 2020. Alguns países tentam extinguir o tratado, em 2017 uma das coisas mais discutidas foi a liberação de CO2 resultado do desmatamento descontrolado de diversos países como o da nossa floresta Amazônica.
Das ações apresentadas para o cumprimento do tratado há três Mecanismos de Flexibilização: (1) Implementação Conjunta [CI] para criação de projetos, (2) Comércio de Emissões ou Comércio Internacional de Emissões e (3) Mecanismo de Desenvolvimento Limpo [MDL] que consiste em projetos sustentáveis para redução de gases poluentes.

Outros tratados envolvendo meio ambiente
É bastante triste e questionável a posição dos EUA e alguns outros países em relação ao Protocolo de Kyoto. Outra coisa bastante triste é ver a demora de todo processo e os resultados não parecem ser o suficiente. Felizmente existem outros acordos em vigores com diversos outros países.
Sim, existem diversos outros tratados e acordos internacionais com objetivo de diminuir a poluição e proteger o meio ambiente. Nesse artigo falamos sobre o Tratado de Kyoto que tem um pouco de relação com Japão, resultando num alcance maior. Vamos finalizar listando também outros acordos e tratados relacionados ao meio ambiente.
Essa foi minha tentativa de resumir o Protocolo ou Tratado de Kyoto de maneira simples e fácil para os leitores do site. Ainda existem muitas coisas profundas que você pode pesquisar sobre esse importantíssimo tratado de Kyoto e os outros que vamos listar. Obrigado pelos comentários e compartilhamentos!
- Agenda 21;
- Convenção de Bona;
- Convenção de OSPAR;
- Protocolo de Proteção Ambiental do Tratado da Antártica;
- Conferência de Estocolmo;
- Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio;
- Convenção de Estocolmo;
- Protocolo de Annapolis;
- Protocolo de Montreal;
- Eco-92;